4 de abril de 2011

Progredindo Espiritualmente Mediante a Oração



A oração... com certeza uma das coisas mais importantes na vida do crente, sem ela não podemos sobreviver espiritualmente, mas precisamos entender que não é por nós mesmos, pelo nosso esforço próprio, que cultivamos o desejo de orar. Ele é despertado em nós pelo Espírito Santo. Se você está ciente de que ele já colocou esse desejo em seu coração, faça uma pausa agora e dê graças a Deus por isso. Mas, se ainda não o possui, peça ao Senhor que o desperte em seu coração. Depois peça-lhe que o ajude a colocá-lo em prática. E à medida que for adquirindo o hábito de orar, ele mesmo operará a “mudança de marcha", e você verá a oração deixar de ser uma atividade penosa e cansativa, e se transformar num santo deleite!

        Deus está ansioso para ver nosso coração transformado  numa casa de oração. Por quê? Porque ele tem muitas bênçãos para nos dar, e dar a outros por nosso intermédio. E assim que começamos a orar, desencadeia-se em nós uma progressão espiritual. Deixe-me explicar melhor.

        Corria um dia como outro qualquer no templo de Jerusalém, com os negócios de sempre, até o momento em que Jesus entrou. Naquele instante, seu desprazer deu as mãos a uma ira santa. Ele improvisou um chicote de cordas, encaminhou-se diretamente para os cambistas e para os que vendiam e compravam bois, ovelhas e pombas, e os expulsou dali, bem como aos seus artigos comerciais. E antes que os que assistiam à cena se refizessem do susto, ele já estava de volta, agora para derrubar as mesas e cadeiras dos cambistas e vendedores de pombas. As moedas rolaram pelo chão e deslizavam por ali quando ele gritou para eles; "A minha casa será chamada casa de oração, vós, porém, a transformais em covil de salteadores." Em seguida, os cegos e aleijados entraram pelo templo, cientes de que, não sendo culpados de nada, não tinham o que temer. E Jesus os curou, em meio a risos e vozes de crianças que, entoavam hosanas ao Senhor. Mas os principais sacerdotes e os escribas, irritados, exigiam que Jesus mandasse que os meninos se calassem. Mas ele replicou calmamente: “Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?" (Ver Mt 21.12-16).
        Vamos analisar esse texto para descobrir a bela progressão espiritual que há nele. Primeiramente, Jesus limpou o templo, tornando-o uma casa pura (v. 12). Em seguida, fez a declaração de que ele seria chamado casa de oração (v. 13). Feito isso, o templo se tornou uma casa de poder, pois cegos e aleijados foram curados por Jesus ali (v. 14). Por último, tornou-se a casa do perfeito louvor (v. 16).
        Será que não devia haver essa mesma progressão na vida do crente e da Igreja? Lembramos que Paulo disse: “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3.16). Eu e você somos parte da Igreja, que é a habitação de Deus por intermédio do Espírito (Ef 2.20-22). Mas, infelizmente, muitas vezes nosso templo também se encontra impuro, dominado por ganância, intenções indignas e atos egoísticos. Quantos crentes há que falam uma coisa e vivem outra; isso é um deboche. Deus não abençoa uma igreja impura. Enquanto a igreja de Cristo não permitir que o Espírito venha purificar-lhe a alma, removendo a falsa religiosidade e transformando-a numa casa de oração, ela não será a casa de poder e do perfeito louvor.


Adaptado de: "Nem Uma Hora?" Larry Lea, Editora Betânia.


Um comentário: